sexta-feira, janeiro 25, 2008

Filomania


“Não se alcançou a verdade, o homem é cada vez mais infeliz, e a Filosofia, que devia ser, segundo os antigos farsantes gregos, a coroa da sabedoria, retorce-se entre as contradições ou confessa a sua impotência. Os dois malfeitores, foram castigados logo no princípio – Sócrates com o veneno, Platão com a escravidão – mas não foi suficiente. Eles envenenaram e aprisionaram oitenta gerações com os seus ensinamentos pestilenciais.
O exercício teimoso e estéril da razão, levou ao cepticismo, ao nulismo, ao tédio, ao desespero.
Na idade moderna, os filósofos mais lúcidos refugiaram-se na loucura: Rousseau, Comte e Nietzsche morreram loucos.
Eis o segredo da redenção. Se a inteligência leva à dúvida ou à falsidade, é de presumir que a insensatez, por idêntica lei, conduza à certeza e à luz. Se o excesso de raciocínio leva, não à conquista da verdade, mas à loucura, é claro que é preciso partir da loucura para chegar a uma racionalidade superior, que resolverá os enigmas do mundo.
A Filosofia – amor à sabedoria – precisa de ser substituída pela Filomania, amor à loucura. Mas a loucura não se ensina, como pode se pode ensinar a lógica e a ciência do método. É necessário desabituar os cérebros humanos das práticas nefastas do velho racionalismo. Não basta abolir o culto desastroso da inteligência; é preciso extirpar das nossas mentes os tumores do intelectualismo, a claridade, o bom sentido, a mania indutiva e dedutiva, o intelecto.
Quem quiser ascender ao céu superior da revelação interna e universal deve, antes de mais nada, enlouquecer.”

(Rabah Tehom)

2 comentários:

...QUE VOA... disse...

bem, depois de ler o teu comentário ao meu post ler este post...nem sei que te escreva. estou mesmo pronta pa dizer qual quer coisa tipo isto: "é mesmo isso! entendes?" como é possivel pensar em me render depois do que li... deste-me asas para voar!

pasta38 disse...

Sabemos que a Razão é um instrumento muito poderoso quando aplicado à situação que contém em si a possibilidade de ser conjugada com a lógica, o raciocinio... Disse "um instrumento" e não "O instrumento". Somos muito mais! E as situações são escolhidas por nós. Viva a Razão, a Loucura e todas as manifestações vibracionais que sabemos e não sabemos os seus nomes. Somos TUDO e MAIS.
abç