sexta-feira, abril 27, 2007

REFLEXÃO


"...Um vazio por ter perdido todas as expectativas e referentes..." (Mileuristas)


Quanto mais a sociedade se humanisa, mais o sentimento de anonimato se estende; quanto mais há indulgencia e tolerância, mais aumenta a falta de segurança do individuo em relação a si proprio; quanto mais se prolonga o tempo de vida, mais medo temos de envelhecer; quanto menos se trabalha, menos se quer trabalhar; quanto mais os costumes se liberalizam e se democratizam os hábitos e poderes, mais avança a impressão de vazio; quanto mais a comunicação e o diálogo se institucionalizam, mais sós se sentem os individuos e com maiores dificuldades de contacto, senão veja-se: para quê os blogs?? porque nunca te disse eu isto??; quanto mais cresce o bem estar, mais triunfa a depressão.

Qualquer sistema imperfeito, no sentido de não completo, é o seu próprio inimigo...será que assistimos à invisibilidade da dissocialização??? será que assistimos à implosão da democracia??? o que será que lhe falta??? o que falta ao mundo de hoje??? o que nos falta??? Um mundo Novo??? estaremos a atravessar a Era do Vazio??deveremos nós Pensar a Comunicação??e as Religiões?? será que Cristo ressuscitou??

A sensação de vazio pode ser boa...no vazio pode estar o despertar do sonho da forma, do pensamento compulsivo e da alianação da verdadeira essencia humana, aquela que é não social, aquela universal, a divinal...

Significa que podemos agora começar a criar formas sem nos perdermos nelas, bom, se calhar, nós ainda não, mas possivelmente as gerações vindouras, mas para isso é vital o nosso despertar e semear a consciencializção, a verdadeira alegria do Ser, a de estar consciente, só, em harmonia com o proposito interior, sem desconforto face ao vazio.Pode ser aqui afinal o começo, a rutura com o ego e o pensamento, ou melhor, a substituição do combustivel poluente: pensamento condicionado a 98 octegos por um combustivel 100%ecologico, consciencia pura. Não significa ficar sem ego ou pensamento, significa antes, permanecer desperto, em total aceitação da agora desconfortável situação de vazio, e começar a deixar fluir a consciencia através de nós, por esse espaço cheio para o mundo, para as nossas acções, inspirando os pensamentos.Será que acabei de descrever uma visão utópica?? De todo. As visões utópicas têm em comum a projecção mental de um tempo futuro, agora vivemos a experiencia descrita, de certo comum a muitas pessoas, a todas as que vivem condicionadas pela sociedade contemporânea e que se sentem vazias.

A verdade é que o despertar pode ser já. Agora, no único tempo Real. O despertar constitui o reconhecimento da Presença consciente, a alegria do Ser. Por conseguinte, o Novo mundo, o Ceu e a Terra, surgem dentro de nós neste momento, e se não estiverem a surgir realmente neste momento, não passam de um pensamento, pode ser que surjam na pausa entre este pensamento e o próximo. Tentemos completar-nos com humanidade, com consciencia, preenchamos o vazio com cheio.Uma nova especie está a despertar no planeta e nós fazemos parte dela.

Um abraço agora

Sem comentários: